QUEM FOI JUDAS E QUEM SÃO SEUS DISCÍPULOS ?
- Júnior Figueiredo
- 10 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Existem muitas correntes de pensamento a respeito de qual seria o papel de Judas no evangelho. Alguns acreditam que ele faria parte de um grupo radical chamado “zelotes”. Esse grupo pregaria uma revolução militar e a retomada de Jerusalém pela força. Como Jesus não teria feito isso, Judas - decepcionado - resolveu entregá-lo aos sumos sacerdotes.
Outra ala acredita que Judas teria tido um acordo com Jesus - e na verdade seria ele não um traidor, mas o discípulo mais fiel do mestre. Ainda tem também a interpretação muçulmana de que Judas foi crucificado no lugar de Jesus. E por ai vai...
Eu particularmente acredito na versão oficial de traição. No quarto livro do evangelho, em João 12:6 já se pode ver o desvio de caráter desse personagem: “...Porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava”. Veja que Judas deu um jeito de se tornar o tesoureiro do grupo e era ele que carregava a bolsa, como nos conta João.
Partindo da convicção de que Judas “era doido por dinheiro”, fica fácil entender o porquê da traição. “O negócio é o seguinte, Jesus já vai cair mesmo, a turma já tá atrás dele. Se eu não entregar outro vem e entrega. Vou pegar essas trinta pratas, chego no templo, faço uma oferta de dez por cento do valor e tá tudo acertado com Deus”, deve ter calculado!
Por tanto, o papel de Judas no decorrer da história foi tão importante que hoje temos milhares de seus discípulos espalhados pelo mundo. Assim como seu mestre carregam a bolsa e “tiram o que ali se lança”, seguem Jesus e conhecem sua palavra. Porém, seguindo a lógica de Judas, ponderam: “ Se eu não tirar vem outro e tira”. E assim, de século em século, vêm esses discípulos se multiplicando dentro da própria igreja para pendurar mais uma “vezinha” Jesus na cruz.
Como todo bom discípulo, podemos perceber que eles têm feito a lição de casa, afinal o que são trinta moedas de prata num mundo em que se pode passar o cartão de crédito ?
Dessa maneira, cabe a nós discípulos de Jesus, E NÃO DE JUDAS, plantarmos a árvore, apanharmos as flores, comermos dos frutos e redistribuirmos as verdadeiras sementes para, quem assim desejar, replantar novamente!
Quanto a Judas, de nada mais sei, só posso afirmar que por aqui ele não perdeu as botas!
Comments